Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O DISCURSO DE INTERVENÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS NO CASO DA INVASÃO DO IRAQUE EM 2003: A SOBERANIA IRAQUIANA ENTENDIDA POR UMA LÓGICA DE SIMULAÇÃO
Autor(es): PEDRO MENDES PINHEIRO MOURELLE
Colaborador(es): FABIANO PELLIN MIELNICZUK - Orientador
Catalogação: 30/ABR/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70191@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70191
Resumo:
O trabalho monográfico faz uma análise do discurso norte-americano de intervenção para o Iraque, que resultou na invasão de 2003. Mais especificamente, trata-se de compreender tal discurso utilizando o conceito de lógica de simulação, argumentando que aquele discurso simulou a soberania do Iraque, o que possibilitou a intervenção. Inicialmente, faz-se uma exposição daquele conceito e do marco teórico mais amplo que o sustenta, possibilitando a análise discursiva feita no trabalho. Em seguida, os principais elementos que compuseram o discurso de intervenção dos Estados Unidos são detalhadamente expostos, fornecendo a base para a análise que é feita em seguida. Por sua vez, a análise é feita recuperando os principais aspectos do discurso norte-americano e explicando-os de acordo com o conceito baudrillardiano de simulação, defendendo a posição de que aquele discurso, por funcionar como um simulacro, tem como efeito político a simulação da soberania do Iraque e a fixação da sua qualidade de Estado soberano de acordo com a noção tradicional de soberania estatal.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF