Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS MODELOS DE MARKOWITZ E BLACK-LITTERMAN NA AVALIAÇÃO DE ATIVOS ESG NO CONTEXTO DO MERCADO BRASILEIRO: ESTUDO DE CASO DE ITSA4 E NTCO3 EM 2024
Autor(es): BEATRIZ DE ALMEIDA CARVALHO
Colaborador(es): ANDRE CABUS KLOTZLE - Orientador
Catalogação: 28/ABR/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70108@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70108
Resumo:
O presente trabalho analisa o impacto da incorporação de critérios ESG (Environmental, Social and Governance) nos modelos de otimização de portfólio, comparando a teoria de Markowitz e o modelo de Black-Litterman. Com a crescente relevância dos investimentos sustentáveis, observa-se uma tendência entre investidores a incorporar fatores ESG em suas decisões, desafiando abordagens tradicionais de otimização. A aplicação dessas teorias é investigada na construção de portfólios eficientes que equilibram retorno financeiro e responsabilidade socioambiental, com foco nos ativos Itaúsa (ITSA4) e Natura (NTCO3) no mercado brasileiro. A metodologia utiliza dados históricos e projeções de mercado, a fim de destacar oportunidades e desafios na adoção de critérios ESG em 2024 no Brasil.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF