Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: EDUCAÇÃO, PODER E INSERÇÃO INTERNACIONAL
Autor(es): RODRIGO BODSTEIN
Colaborador(es): JOAO FRANKLIN ABELARDO PONTES NOGUEIRA - Orientador
Catalogação: 25/ABR/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70096@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70096@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70096
Resumo:
Esta monografia se propõe a estudar a relação entre educação, poder e inserção internacional, através de uma abordagem foucauldiana, observando a inserção através do nível micro, do indivíduo e das populações. Será analisada a relação do humano com o internacional dentro de um contexto de uma economia informacional global, que estabelece hierarquias e mecanismos de inclusão a partir do domínio que os indivíduos têm de determinados conhecimentos. Isto será abordado com relação ao trabalho, à sociedade, aos exames, às instituições internacionais que influenciam o regime de governamentabilidade global e ao sistema produtivo. Ao buscar responder a pergunta Como a educação pode influenciar a inserção internacional no sistema produtivo global contemporâneo? será avaliado o argumento de que a educação se tornou elemento articulador entre biopolítica e poder disciplinar e mecanismo para o gerenciamento de populações dentro dos fluxos de saber e poder globais, influenciando a inserção de regiões e coletividades no plano internacional, dentro de uma economia que colocou o conhecimento e a informação no centro do processo produtivo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF