Título: | EDUCAÇÃO, PODER E INSERÇÃO INTERNACIONAL | ||||||||||||
Autor(es): |
RODRIGO BODSTEIN |
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Colaborador(es): |
JOAO FRANKLIN ABELARDO PONTES NOGUEIRA - Orientador |
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Catalogação: | 25/ABR/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70096@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70096@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70096 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta monografia se propõe a estudar a relação entre educação, poder e inserção internacional, através de uma abordagem foucauldiana, observando a inserção através do nível micro, do indivíduo e das populações. Será analisada a relação do humano com o internacional dentro de um contexto de uma economia informacional global, que estabelece hierarquias e mecanismos de inclusão a partir do domínio que os indivíduos têm de determinados conhecimentos. Isto será abordado
com relação ao trabalho, à sociedade, aos exames, às instituições internacionais que influenciam o regime de governamentabilidade global e ao sistema produtivo. Ao buscar responder a pergunta Como a educação pode influenciar a inserção internacional no sistema produtivo global contemporâneo? será avaliado o argumento de que a educação se tornou elemento articulador entre biopolítica e poder disciplinar e mecanismo para o gerenciamento de populações dentro dos fluxos de saber e poder globais, influenciando a inserção de regiões e coletividades no plano internacional, dentro de uma economia que colocou o conhecimento e a informação no centro do processo produtivo.
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