Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O RELACIONAMENTO ESTRATÉGICO CHINA-ÁFRICA: QUESTÕES SOBRE PETRÓLEO E GÁS NATURAL
Autor(es): PAULA BERTHOLDO DA CUNHA
Colaborador(es): ISABELA NOGUEIRA DE MORAIS - Orientador
Catalogação: 25/ABR/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70095@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70095
Resumo:
Nos últimos 10 anos, assistimos a intensificação das relações entre China e África como conseqüência do enorme crescimento econômico chinês e do aumento da sua demanda por matérias-primas. Hoje, o principal interesse africano da China está na busca por fontes de recursos naturais, principalmente o petróleo, devido ao seu quadro de insegurança energética e à dificuldade do acesso a este commoditie junto aos fornecedores tradicionais que destinam sua produção, prioritariamente, aos EUA e a Europa. Desta forma, devido à entrada tardia no mercado internacional de energia, as empresas chinesas estão se posicionando de forma agressiva no continente africano, buscando garantir o acesso estável e seguro aos campos de petróleo e gás natural que fortaleçam o seu poder nacional e a segurança do Estado frente às incertezas do sistema internacional. Para tal, a estratégia chinesa para garantir o acesso a estes campos é a política aid-for-oil que consiste em trocar os direitos de exploração do petróleo e gás natural africanos por investimentos, créditos e empréstimos chineses destinados aos países produtores de petróleo do continente. Este trabalho tem como objetivo analisar a cooperção energética entre a China e a África e as conseqüências desta parceria para os atores da relação sino-africana e aos demais países do sistema internacional.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF