Título: | ENTRE O CURRÍCULO OFICIAL E A PRÁTICA DOCENTE: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA NA DITADURA MILITAR E SUA PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO | ||||||||||||
Autor(es): |
YASMIM VICTORIA DA ROSA VILELA |
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Colaborador(es): |
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES - Orientador |
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Catalogação: | 25/ABR/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70092@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70092 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho monográfico analisa o currículo oficial de História durante a ditadura militar no Brasil, com enfoque nas diretrizes previstas na Lei 5.692/71 e suas implicações para a formação dos professores. A pesquisa investiga como o currículo foi estruturado para atender aos interesses do regime autoritário, utilizando disciplinas como Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política do Brasil para fortalecer os ideais de segurança nacional e conformidade. Por meio de revisão bibliográfica e análise documental, discute-se o papel do currículo como instrumento de controle ideológico, destacando a exclusão de temas relacionados à democracia, movimentos sociais e direitos humanos. O estudo contribui para a compreensão do impacto dessas políticas educacionais na prática docente e no ensino.
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