Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DE EUA E CINGAPURA (USSFTA): A RACIONALIZAÇÃO DO PODER E A OPORTUNIDADE DE VOZ
Autor(es): YANNE SANT ANNA MALCHER
Colaborador(es): DIEGO SANTOS VIEIRA DE JESUS - Orientador
Catalogação: 24/ABR/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70076@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70076@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70076
Resumo:
O objetivo deste trabalho é analisar as relações econômicas, políticas e comerciais de Cingapura e EUA por meio do neo-realismo defensivo de Joseph Grieco (2000) identificar a racionalização de poder do ator forte e a oportunidade de voz para ator fraco em um ambiente de cooperação. Para isso, duas hipóteses guiam o desenvolvimento desta monografia: a primeira, indica que a partir da USSFTA, os EUA dariam um importante passo na busca por estabilidade para seus investidores, abertura de mercados, redução de tarifas, aumento da proteção a propriedade intelectual e criação de um sistema de solução de controvérsias eficiente. Além disso, tal acordo permitiria o uso estratégico da cooperação que facilitaria o engajamento e a influência política dos EUA no sudeste asiático, dessa forma, a USSFTA contribuiria para a resposta a desafios comuns como o protecionismo e o avanço do terrorismo. A segunda hipótese a ser verificada trata da posição de Cingapura em aceitar a USSFTA visando obter oportunidade de voz e acomodação com uma potência para garantir sua segurança regional, atração de IED e crescimento econômico em detrimento das preferências regionais anteriormente firmadas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF