Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O PADRÃO DOS CASAMENTOS INTER-RACIAIS NO BRASIL AO LONGO DAS ULTIMAS DÉCADAS
Autor(es): PATRICK ALEIXO BRAZILIANO
Colaborador(es): MIGUEL NATHAN FOGUEL - Orientador
Catalogação: 11/ABR/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69951@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69951
Resumo:
Este estudo, além de analisar a evolução do padrão dos casamentos inter-raciais nas últimas décadas com base nas PNAD de 1992 a 2015, busca explorar, por meio da decomposição de Blindar-Oaxaca, até que ponto as diferenças nessas tendencias por raça e gênero podem ser explicadas por algumas características observáveis dos indivíduos, como educação, idade, localidade e renda. E, assim, descobre que, no geral, é preciso, a fim de explicar as diferenças, olhar para mais do que características dos grupos. No entanto, encontra alguns pontos interessantes, saber, (i) dois grupos têm estabilidade, sendo um em valores positivos – pardo(a)s preto(a)s – e outro em valores negativos – branco(a)s e pardo(a)s; (ii) o grupo de branco(a)s e preto(a) tem valores negativos decrescentes (em modulo) e, por fim, (iii) o padrão é semelhante entre homens e mulheres.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF