Título: | A DINÂMICA DOS PRODUTOS PRIME NA AMAZON.COM: QUAL O IMPACTO DO SELO PRIME NAS BUSCAS? | ||||||||||||
Autor(es): |
MARIA MANOELLA PESTANA DE A GODINHO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
LEONARDO BANDEIRA REZENDE - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 10/ABR/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69934@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69934@2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69934 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A Amazon é um dos maiores players internacionais do e-commerce,
recentemente se expandindo para o Brasil. Dentre suas principais estratégias de
vendas está o selo Prime, que diferencia determinados itens em função dos demais
devido ao seu fornecimento pela própria Amazon, através do serviço FBA. Esse
estudo analisa se produtos Prime são beneficiados pela plataforma, ao serem
oferecidos no topo dos resultados de busca, independentemente de suas outras
características além do selo. Ademais, são abordadas possíveis justificativas para
esse favoritismo do algoritmo, como a ideia de que produtos Prime oferecem
melhor qualidade para o consumidor (frete gratuito, entrega rápida, melhores
avaliações), e, portanto, são de preferência dos usuários. Por outro lado, é possível
que seja apenas uma prática da companhia para privilegiar vendedores que
contrataram o FBA, pressionando a todos para que optem pelo serviço e paguem
mais para a empresa. Os resultados também contribuem para a discussão a respeito
das acusações de conduta imprópria da companhia.
|
|||||||||||||
|