Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA APLICADA À EMPRESA ALUPAR
Autor(es): GIOVANNA ACCORSI ALBANEZE
Colaborador(es): MARIA ELENA GAVA REDDO ALVES - Orientador
Catalogação: 09/ABR/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69914@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69914
Resumo:
Este estudo busca realizar uma análise fundamentalista da Alupar, companhia que atua nos segmentos de transmissão e geração de energia elétrica, através do método de Fluxo de Caixa Descontado para o Acionista. Como argumenta Aswath Damodaran (2006), É possível estimar o valor dos fundamentos financeiros, embora com erro, para a maioria dos ativos. O preço de mercado não pode desviar-se desse valor no longo prazo. Assim, realça a função do valuation de destacar a atratividade de um investimento a partir da diferença entre o valor intrínseco estimado da companhia e o preço atual do ativo, que devem convergir. A análise econômico-financeira desenvolvida contemplou uma pesquisa detalhada do setor que a Alupar está inserida, bem como um estudo preciso de seu posicionamento atual e de suas perspectivas futuras de expansão de portfólio e possível consolidação do segmento de transmissão e de geração de energia. Fundamentadas na análise qualitativa da empresa, as premissas quantitativas do valuation foram definidas para projetar a geração de valor da companhia, a partir do somatório dos fluxos de caixa futuros trazidos a valor presente por uma determinada taxa de desconto. Ao fim do estudo, é concluído que a Alupar está com o preço acima do valor justo projetado. O cenário macroeconômico de curto prazo, com perspectivas de aumento de juros em função dos impactos da Covid-19, pode justificar a performance desfavorável atual do ativo; no entanto, o panorama de longo prazo é positivo, em virtude da energização de projetos ainda em construção que fortalecerão o balanço da empresa e de novas oportunidades de crescimento em um cenário global de aumento de demanda por energia elétrica.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF