Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: OS ATRASOS EM LEILÕES DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO E A SUA INFLUÊNCIA SOBRE O CUSTO MÉDIO PONDERADO DO CAPITAL ANTES DOS IMPOSTOS
Autor(es): ERICK TERZI FOTI
Colaborador(es): AMANDA MOTTA SCHUTZE - Orientador
Catalogação: 08/ABR/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69895@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69895
Resumo:
O presente trabalho avalia o histórico de leilões de energia ocorridos no Brasil, entre 2009 e 2017, para verificar o impacto de uma alteração regulatória nos atrasos relacionados à geração eólica. Até 2013, o desenvolvedor do projeto apenas era responsável por construí-lo, ficando isento de eventuais dificuldades para conectar o empreendimento à rede elétrica. A partir do referido ano, o quadro se inverteu e os empreendedores passaram a serem penalizados por situações deste tipo. Deste modo, este trabalho irá propor um modelo financeiro que calcula o custo médio ponderado do capital de um empreendimento representativo daqueles que já foram historicamente desenvolvidos no Brasil. Para isso, as variáveis relevantes para esta tarefa serão parametrizadas considerando os dados históricos de alguns procedimentos e, tomando como referência esta parametrização, será avaliado o efeito desta mudança sobre o custo médio ponderado do capital e sobre a probabilidade de atrasos. Além disso, serão realizadas análises de sensibilidade do efeito causado pelas mudanças na probabilidade de ocorrência de eventos de força maior entre os atrasos e o efeito da aversão a risco do investidor no custo médio ponderado do capital do projeto vencedor.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF