Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ANÁLISE DO SETOR DE SAÚDE NO BRASIL DE 2010 A 2019: UMA ANÁLISE DAS CONTAS-SATÉLITES E DO IMPOSTO DE RENDA DA PESSOA FÍSICA
Autor(es): PEDRO HENRIQUE DE MENEZES ARRAES
Colaborador(es): WASMALIA SOCORRO BARATA BIVAR - Orientador
Catalogação: 08/ABR/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69885@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69885
Resumo:
O setor de saúde desempenha um papel crucial na garantia do bem-estar da sociedade e na contribuição para a formação do Produto Interno Bruto (PIB), que representa o principal indicador macroeconômico. Existem diversas abordagens para medir e analisar esse setor, no entanto, neste estudo, a ênfase será dedicada à sua investigação no período de 2010 a 2019, abordando duas perspectivas distintas: primeiramente, sob as lentes das contas-satélites de saúde (CSS), extensão do sistema de contas nacionais (SCN), publicadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e, por último, com auxílio das declarações individuais do Imposto de Renda da Pessoa Física. Com os resultados, busca-se compreender a participação de cada atividade relacionada à saúde e a sua evolução ao longo dos anos estudados, e como a renda das famílias e do governo é comprometida com a saúde.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF