Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: UMA ABORDAGEM SOBRE O MERCADO DE CRÉDITO DE CARBONO BRASILEIRO
Autor(es): FERNANDA GUIMARAES LOPES NOGUEIRA
Colaborador(es): SERGIO BESSERMAN VIANNA - Orientador
Catalogação: 07/ABR/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69861@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69861
Resumo:
A comercialização de certificados de redução de emissão através dos mercados de carbono é um instrumento alternativo para a mitigação do aquecimento global e das mudanças climáticas. O aquecimento global é causado pelas concentrações de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera intensificadas pela atividade humana. Para proteger o sistema climático, empresas e governos devem traçar compromissos de descarbonização, realizar transformações tecnológicas e operacionais e fazer investimentos financeiros significativos. A meta Net-Zero, aprovada pela Science Based Targets Initiative (SBTi), é atualmente a maneira mais madura de se comprometer com a agenda climática, a SBTi recomenda também atuar nas emissões além das cadeias de valor, incorporando créditos de carbono como parte da solução para a crise climática global. Este estudo visa apresentar o cenário atual da comercialização de créditos de carbono e suas relações com aspectos econômicos e sociais, com foco no Mercado de Crédito de Carbono Brasileiro. A pesquisa explora o desenvolvimento desse mercado, suas definições, políticas de precificação, mecanismos regulatórios e principais drivers contribuindo para o debate sobre soluções sustentáveis e inovadoras para a crise climática.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF