Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: OS DIFERENTES MODELOS DE STREAMING DE MÚSICA E SEUS IMPACTOS NA CLASSE ARTÍSTICA
Autor(es): PEDRO MIZUTANI FERNANDEZ
Colaborador(es): LEONARDO BANDEIRA REZENDE - Orientador
Catalogação: 07/ABR/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69860@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69860
Resumo:
Esta monografia investiga a relação entre as plataformas de streaming de música e os artistas, comparando esses modelos com alternativas de negócio existentes no mercado para uma análise mais abrangente. O objetivo principal é entender como o Spotify e plataformas similares influenciaram a transição da indústria fonográfica para o ambiente digital, redefinindo as interações entre artistas e a indústria musical. Além disso, a pesquisa busca refletir sobre os impactos da remuneração dos músicos nesse novo cenário, onde a indústria musical está totalmente integrada ao meio digital. Para atingir esses objetivos, a pesquisa adota uma abordagem exploratória, combinando a análise de dados secundários do mercado fonográfico com informações financeiras de artistas. Essa metodologia permite capturar diversas perspectivas sobre o uso das plataformas de streaming e suas consequências na renda dos músicos. O estudo examina tanto as vantagens proporcionadas pelas plataformas, como a democratização do acesso à música e a possibilidade de artistas independentes alcançarem um público global, quanto os desafios enfrentados, como a remuneração baixa por reprodução e a crescente dependência das plataformas para a distribuição musical. Além disso, a monografia compara os modelos de negócio tradicionais das grandes gravadoras com alternativas mais equitativas oferecidas por plataformas como Bandcamp e SoundCloud. Espera-se que os resultados desta monografia ofereçam insights valiosos sobre as vantagens e desafios enfrentados pelos artistas nas plataformas de streaming, bem como a receptividade de modelos alternativos que promovam uma relação mais equilibrada com os criadores. A pesquisa visa contribuir para a compreensão de como estabelecer um equilíbrio sustentável entre as plataformas de streaming e os interesses da classe artística, promovendo um ambiente mais justo e viável para os músicos na era digital.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF