Título: | DETERMINANTES DO ACESSO AO FUNDO DE FINANCIAMENTO AO ESTUDANTE DO ENSINO SUPERIOR (FIES): UMA ANÁLISE REGIONAL | ||||||||||||
Autor(es): |
ILAN DAHIS |
||||||||||||
Colaborador(es): |
NAPOLEAO LUIZ COSTA DA SILVA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 07/ABR/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69847@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69847 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O objetivo do estudo é analisar o efeito de variáveis socioeconômicas na participação dos estudantes no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) no período pré-pandemia e durante a pandemia da Covid-19, com cortes transversais entre 2019 e 2021. Por meio de uma abordagem quantitativa, utilizando o Modelo de Probabilidade Linear (MPL),
foram investigados os efeitos de determinantes como sexo biológico, nota do ENEM, renda per capita, tipo de escola de origem, etnia e composição familiar na probabilidade de participação do estudante no FIES, separando a análise pelas regiões brasileiras. Os resultados mostraram que no período pré-pandemia aumentou o número de participantes no FIES, onde mulheres e
estudantes com melhores notas no ENEM tiveram maior probabilidade de acessar o FIES, enquanto estudantes mais velhos e de grupos étnicos minoritários tiveram menor probabilidade de participação no FIES.
|
|||||||||||||
|