Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: EM DIREÇÃO A CONSTRUÇÃO DE GÊMEOS DIGITAIS BASEADOS EM SISTEMAS DE SISTEMAS
Autor(es): EDUARDO DANTAS LUNA
Colaborador(es): VITOR PINHEIRO DE ALMEIDA - Orientador
Catalogação: 05/ABR/2025 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69836@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69836@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69836
Resumo:
Este trabalho foca em interoperabilidade de sistemas para a criação de Gêmeos Digitais (DTs), com foco nos desafio de unificar dados provenientes de diferentes sistemas que utilizam diferentes paradigmas de APIs e estruturas de dados. Os Gêmeos Digitais são réplicas digitais de sistemas reais. No entanto, seu desenvolvimento apresenta desafios significativos, especialmente em arquiteturas de sistemas de sistemas (SoS), onde os dados originam-se de inúmeras fontes frequentemente heterogêneas e incompatíveis. Este trabalho propõe um metodo para integrar sistemas, para isso foi feito: uma revisão aprofundada da literatura avalia as abordagens mais avançadas do estado da arte; dois protótipos implementados utilizando GraphQL; três testes básicos de desempenho para avaliar os benefícios e limitações da abordagem proposta. O primeiro protótipo adota uma abordagem de integrações f ixas, enquanto o segundo utiliza um algoritmo automatizado de composição de sistemas baseado em um arquivo de descrição em JSON. A solução é projetada para lidar com desafios como variações nas estruturas de dados, diferenças de taxonomia e diferentes paradigmas, como REST, gRPC, SOAP, etc, que tradicionalmente complicam a integração de sistemas. Ao empregar o GraphQL, o estudo alcança um mecanismo de integração de dados que consiga lidar com os diferentes paradigmas, permitindo consultas e agregações entre sistemas com tecnologias diferentes. A pesquisa conclui com uma discussão sobre possíveis otimizações e direções futuras, como a incorporação de outros tipos de descrições de sistemas como grafos de conhecimento, ontologias ou linguagens especificas para aprimorar o modelagem de dados e o aprimoramento de técnicas de composição de consultas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF