Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: PREVISÃO DO AVANÇO DA CORROSÃO EM INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS A PARTIR DE DADOS CLIMÁTICOS, DE ÁREA E DE PERCENTUAL CORROÍDO
Autor(es): ARTHUR XAVIER TAVARES
Colaborador(es): PAULO IVSON NETTO SANTOS - Orientador
Catalogação: 05/ABR/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69832@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69832@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69832
Resumo:
A corrosão externa é um dos principais causadores de falhas em equipamentos em instalações industriais, ocasionando em manutenções altamente custosas. Este estudo apresenta uma abordagem de aprendizado de máquina para prever taxas de corrosão com base em dados climáticos, de área e percentual corroído. O modelo utiliza o algoritmo de aprendizado supervisionado Random Forest, aproveitando um conjunto de dados de medições de corrosão coletados ao longo do tempo. Além disso, buscou-se incluir novos dados e variáveis ao modelo e avaliar o impacto gerado na performance da previsão. Dessa forma, o principal objetivo deste projeto é, a partir do algoritmo trabalhado, permitir o planejamento de manutenções prescritivas, que possam garantir a segurança operacional e reduzir os custos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF