Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A BUSCA PELA PAZ ENTRE PALESTINOS E ISRAELENSES
Autor(es): ISABELA DE JESUS DA SILVA
Colaborador(es): NIZAR MESSARI - Orientador
Catalogação: 24/MAR/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69733@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69733
Resumo:
No contexto da Guerra de 1948, Independência para os israelenses, Nakba para os palestinos, os dois povos se reconheceram como inimigos, e passaram a agir como tal. Como uma profecia auto-realizável, a lógica do primeiro encontro se transformou em um padrão de comportamento, criando uma cultura hobbesiana que se internalizou profundamente, constituindo as identidades dos povos. Seguindo a lógica de inimizade, seus conhecimentos compartilhados os levaram a considerar legítimos o ódio e a violência, o que pôde ser visto durante a Intifada. Segundo Wendt, nesse tipo de estrutura, em que a segurança física e ontológica dos agentes está em jogo, uma transformação nas relações é muito difícil. Portanto, o processo de negociação de paz entre palestinos e israelenses deve considerar como foco não só uma mudança no comportamento e interesse dos Estados, como se limitaram as tentativas da década de 1990 e início de 2000; mas uma mudança em suas identidades, considerando ainda os grupos e indivíduos que compõe a sociedade. Por isso a necessidade de desenvolver instrumentos de diálogo e promoção de confiança entre as comunidades, com o objetivo de construir um ambiente mais favorável a resolução do conflito. Caso contrário, o processo de paz estará fadado ao fracasso.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF