Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: MINUSTAH NO HAITI: IMPACTOS E DESAFIOS
Autor(es): PAULO EURICO PAZ TATSCH JUNIOR
Colaborador(es): KAI MICHAEL KENKEL - Orientador
Catalogação: 21/MAR/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69712@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69712
Resumo:
No ano de 2004 o fracasso das recorrentes missões de paz da ONU, em garantir a sustentabilidade da paz ficou evidente, culminando em uma grande instabilidade política e onda de violência, que provocaram e o exílio do então presidente Jean-Bertrand Aristide. O caos político e a violência instaurada provocaram uma ação de intervenção da ONU, a MIF (Multi-national Interim Force), com contingente principalmente de EUA, França e Canadá. Em abril do mesmo ano, o conselho de segurança da ONU determinou que a situação no Haiti continuava uma ameaça a paz e foi lançada mais uma operação no Haiti, a MINUSTAH (sigla referente ao nome da missão no idioma francês, em português: Missão de Estabilização da ONU no Haiti). A pesquisa proposta analisa os impactos obtidos pela missão até meados de 2008, de acordo com três indicadores fundamentais, apontados por Doyle e Sambanis como essenciais para a construção de um cenário de paz sustentável: Indicadores de Hostilidade; Indicadores de capacidade Local; e Indicadores de Capacidade Internacional.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF