Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A BALANÇA DE PODER NO CÁUCASO: A CRISE ENTRE RÚSSIA, OTAN E GEÓRGIA
Autor(es): MARIA ALICE DE CAMARGO P REBELLO
Colaborador(es): FABIANO PELLIN MIELNICZUK - Orientador
Catalogação: 21/MAR/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69709@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69709
Resumo:
A presente monografia analisa o mecanismo de balança de poder entre a Rússia e o Ocidente, compreendido aqui como OTAN, vigente no complexo jogo político exercido no Cáucaso. O objetivo central é mostrar que a Rússia tenta contrabalancear a influência ocidental na Geórgia por intermédio de políticas de peacekeeping nas províncias separatistas da Abecásia e Ossétia do Sul. Tendo um governo pró-ocidental, a Geórgia busca seu ingresso na OTAN, e desde 2002 conta com forte apoio dos Estados Unidos. Temendo essa aproximação política, a fim de evitar a inserção da Geórgia na OTAN, a Rússia procura agir de forma mais agressiva e passa a fomentar os movimentos separatistas internos da Geórgia. Tal posição aumenta a tensão que teve por consequência a guerra em agosto de 2008 entre Rússia e Geórgia na capital da Ossétia do Sul.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF