Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: DE GROTIUS A DENG: EMBATES E CONSEQÜÊNCIAS DA SOBERANIA VESTFALIANA NO LESTE ASIÁTICO
Autor(es): FERNANDO FERRAZ MALTA
Colaborador(es): MARCELO MELLO VALENCA - Orientador
Catalogação: 19/MAR/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69678@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69678
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar criticamente o (re)encontro da Europa com a Ásia em meados do século XIX e as consequências teóricas e práticas do que chamarei de choque de Soberanias entre o Sistema Vestfaliano europeu e o Sistema Tributário Chinês. Isto será atingido principalmente, mas não apenas, mediante a teoria construtivista moderada de Alexander Wendt. Para tal, partirei de uma análise de reconstrução historiográfica dos dois modelos, o europeu e o chinês, e, utilizando-me de Wendt e de autores pós-modernos e/ou pós-colonialistas como Edward Keene, Beate Jahn e Aihwa Ong, tentarei explorar como se deu o processo de encontro destes modelos diferentes de organização internacional e, principalmente, quais foram suas principais consequências para o Leste Asiático. Concluirei afirmando que a consequência do choque aos países asiáticos foi a internalização dos valores europeus (ainda que acriticamente), alterando profundamente suas identidades e interesses.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF