Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A BOLHA DO ALICATE: UMA ANÁLISE FUNDAMENTALISTA DA MUNDIAL S.A.
Autor(es): FRANCISCO DE PAULO V DE SIQUEIRA JR
MARIA ELENA GAVA REDDO ALVES
Colaborador(es): ---
Catalogação: 12/MAR/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69604@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69604
Resumo:
Para todo produto, bem ou ativo, existe um preço, que é aquele que você paga para adquirir, e um valor, que representa o quanto este vale de fato, considerando suas características intrínsecas. No entanto, nem sempre essas duas variáveis andam lado a lado. Nesse sentido, a sociedade, banhada pela irracionalidade da massa, cria situações onde os preços estão muito distantes do real valor de um ativo, formando as chamadas bolhas financeiras. Pela teoria dos mercados eficientes, em determinado momento os preços convergem para o valor justo, deixando para trás milhares de investidores acalorados pelo sonho de lucros grandes e rápidos. No Brasil, que não poderia ser diferente do mercado financeiro mundial, uma pequena empresa de cortadores, artigos de cuidados pessoais e talheres apareceu como grande vencedora em potencial, em um cenário macroeconômico mais que incerto. O resultado foi uma valorização de 2950 por cento das ações da Mundial S.A. de fevereiro a julho de 2011 e a posterior queda de mais de 91 por cento do preço do ativo de forma abrupta. O evento, conhecido como a Bolha do Alicate, por conta dos famosos produtos da companhia, foi uma importante lição para o investidor brasileiro. Este trabalho busca entender como um pequeno potencial de valorização pode se tornar uma bola de neve e um prejuízo no bolso de milhares de pessoas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF