Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: SÉRIE DE MANCHAS SOLARES: EVIDÊNCIAS DO CICLO ESTOCÁSTICO
Autor(es): GABRIEL RIBEIRO GOMES C GONCALVES
Colaborador(es): CRISTIANO AUGUSTO COELHO FERNANDES - Orientador
Catalogação: 25/FEV/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69494@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69494@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69494
Resumo:
O principal objetivo dessa monografia é investigar a estocasticidade do ciclo de aproximadamente 11 anos da série de manchas solares (1749-2024), conhecido como ciclo de Schwabe. Para isso, foram utilizadas as técnicas de Análise de Fourier (AF), Análise de Ondaletas (AO) e modelos estruturais para séries temporais. Inicialmente, realizamos uma análise espectral via AF na série de manchas solares em 3 segmentos distintos (1749-1840, 1841-1932 e 1933-2024), confirmando a variabilidade temporal tanto da amplitude quanto do período do ciclo ao longo desses segmentos. Em seguida através do escalograma da série de manchas solares, obtido via AO, pudemos observar visualmente a evolução das frequências e amplitudes da série de manchas solares ao longo do tempo. Finalmente modelamos a série de manchas solares utilizando o modelo estrutural de Harvey [10], onde a série é decomposta nas componentes de tendência e ciclo estocásticos. Esse modelo foi utilizado para prever a série no período de 2013 a 2024. A sua acurácia preditiva foi comparada com um outro modelo que possuía a mesma tendência estocástica, mas um ciclo determinístico. As medidas de acurácia utilizadas (RMSE e MAE) indicaram a superioridade preditiva do modelo com ciclo estocástico. Esse resultado reforça as evidências sobre a natureza estocástica do ciclo de 11 anos da série de manchas solares.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF