Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: CALEIDOSCÓPIO IDENTITÁRIO: O ALBERGUE ESPANHOL E A IDENTIDADE NA UNIÃO EUROPÉIA
Autor(es): FLAVIA CRISTINA MELO HASSELMANN
Colaborador(es): DIEGO SANTOS VIEIRA DE JESUS - Orientador
Catalogação: 24/FEV/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69475@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69475@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69475
Resumo:
O objetivo deste trabalho é explicitar a necessidade de se incluir a dimensão humana nos estudos sobre identidades na União Européia, admitindo-se que uma identidade européia só poderá existir quando houver espaço suficiente para que todas as identidades individuais de todos os europeus possam coexistir de forma pacífica, com tolerância e respeito. A partir desta constatação, é apresentado o modelo de bolo mármore, do construtivista Thomas Risse, como a abordagem teórica mais indicada para trabalhar a idéia de coexistência dessas múltiplas identidades européias, que se combinam no caldeirão cultural que é o bloco, como os ingredientes no bolo supracitado, sem hierarquia, regras ou princípios rígidos, misturando-se de tal forma que se torna impossível distinguir um ingrediente de outro. Para melhor visualizar esta proposta, é utilizado como ferramenta analítica o filme O Albergue Espanhol, do diretor e roteirista francês Cédric Klapisch, que discute as identidades na União Européia, apontando para a possibilidade de se pensar a identidade européia a partir da autoreflexão de Xavier, de que o ser europeu é sertudo ao mesmo tempo, como sugerido no modelo do bolo mármore, ideal para se trabalhar as múltiplas identidades na União Européia.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF