Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A DECISÃO CANADENSE EM ATUAR NA GUERRA DO AFEGANISTÃO EM 2001
Autor(es): JOSE AUGUSTO BORBA DA SILVA CAMPOS
Colaborador(es): DIEGO SANTOS VIEIRA DE JESUS - Orientador
Catalogação: 20/FEV/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69445@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69445
Resumo:
O objetivo da monografia é identificar os elementos que levaram o Canadá a alterarem a construção de suas decisões, voltando-se para a Guerra do Afeganistão, após os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001. O principal objetivo é demonstrar quais fatores foram relevantes para que os tomadores de decisão canadenses construíssem relações que culminariam com a participação na invasão do Afeganistão em 2001. A hipótese que se pretende verificar, por meio da Teoria Construtivista das Relações Internacionais, é a de que a combinação entre a sua posição política no cenário internacional, caracterizada como potência média, e a elaboração de uma nova agenda de política externa feita pelos seus governantes, gerou uma mudança de identidade que favoreceu a decisão de empreender uma invasão militar no Afeganistão. Tal mudança de identidade se deu no sentido de o Canadá enxergar nessa ação a possibilidade de se inserir com mais relevância no cenário internacional, como definição de seu interesse nacional.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF