Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA NO GOVERNO LULA: A PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NO COMANDO DA MISSÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA ESTABILIZAÇÃO DO HAITI
Autor(es): CAMILA D ELIA COELHO
Colaborador(es): LETICIA DE ABREU PINHEIRO - Orientador
Catalogação: 19/FEV/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69434@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69434
Resumo:
Esta monografia busca analisar o porquê da inserção do Brasil no comando militar da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti. A partir da análise de diferentes perspectivas de autores escolhidos, da realidade da Missão no Haiti, o seu histórico, implementação e determinações do mandato e de resoluções que o estenderam, se pode inferir a interpretação de cada autor para atuação brasileira na MINUSTAH. Os discursos do governo foram contrapostos com as interpretações dos autores.Após análises da história da política externa brasileira pode-se expôr a conclusão de que a atuação da política externa do governo Lula promove diferentes ações como no comando militar da missão, mas buscando diferentes objetivos, alguns perenes na história da política externa brasileira, por meio de ações inovadoras.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF