Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: A POSIÇÃO DO BRASIL NA COP15
Autor(es): TIAGO NOGUEIRA PIMENTA DOS REIS
Colaborador(es): LETICIA DE ABREU PINHEIRO - Orientador
Catalogação: 19/FEV/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69426@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69426
Resumo:
Esta monografia analisa o processo de formulação da política externa brasileira para mudanças climáticas, utilizando como recorte específico a COP15 realizada em 2009 na cidade de Copenhague. São identificados os principais atores envolvidos do nível doméstico e do nível internacional e a forma como eles se articularam e participaram do processo decisório brasileiro. Utilizo o modelo do jogo de dois níveis de Robert Putnam, 1988. Por meio dele é possível analisar o processo decisório brasileiro com relação a sua política climática, e identificar o papel de coordenação entre os dois níveis desempenhado pelo Executivo Federal, mais especificamente por sua agência de Relações Exteriores, o Itamaraty.Por fim, identifico uma ruptura na posição tradicional do Brasil com relação a compromissos ambientais, que passa a assumir metas quantificadas de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa. E o que segue é uma análise sobre as principais causas e fatores que resultaram na posição brasileira adotada no âmbito da COP15.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF