Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A ESTÉTICA NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: A PERSPECTIVA PIRATA, A RESISTÊNCIA CRIATIVA E UMA NOVA VISÃO DA ORDEM
Autor(es): PEDRO VINHAES CARDOSO
Colaborador(es): CARLOS FREDERICO PEREIRA DA SILVA GAMA - Orientador
Catalogação: 18/FEV/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69412@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69412
Resumo:
Esta monografia busca defender a existência de uma dimensão da atividade pirata alternativa à articulada nos discursos do Estado, das Instituições Internacionais e das grandes corporações de mídia. Através do controle e da instrumentalização dos principais veículos de comunicação, os Estado Unidos e Hollywood, por exemplo, conseguem reforçar as idéias de que os regimes de propriedade intelectual são positivos, e que a pirataria é sempre negativa para a sociedade. A perspectiva pirata, conceito central do trabalho, é utilizada por indivíduos que buscam romper com as representações e definições conceituais da ordem moderna. Essa ruptura com o imaginário do senso comum é realizada através da criação de novos veículos de contrainformação e da criação de novas expressões culturais, causando um choque estético e uma mudança da população mundial. Em outras palavras, a perspectiva pirata permite uma resistência criativa, apresentando novas idéias, conceitos e representações no espaço político. Além disso, essa diferente dimensão estética da pirataria nos ajuda a compreender determinadas ações dos Estados piratas, que ignoram as patentes e copyrights em prol de um maior bem-estar de suas populações.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF