Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A FALÊNCIA ESTATAL NA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO: A RELEVÂNCIA DA AÇÃO DA ONU
Autor(es): MARCELO DOMINGUEZ DOS SANTOS
Colaborador(es): PAULA DRUMOND RANGEL CAMPOS - Orientador
Catalogação: 17/FEV/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69398@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69398
Resumo:
O objetivo desse trabalho é, primeiramente, identificar as especificidades do conflito contemporâneo do Congo, 1996-2003, sob a ótica da literatura sobre Estado Falidos. A identificação dos diferentes sintomas, e de que forma estão se manifestando, possibilitará identificar quais ações realizadas pela MONUC (e de que forma) focaram essas especificidades centrais da falência do Estado em questão. Para isso, é feito uma contextualização do histórico de falência estatal no pós-independência e no fim da Guerra Fria, momentos de profunda importância na história do país. A tentativa de entender a complexidade da falência do Estado na RDC se torna importante para a compreensão do conflito armado no país. Conseqüentemente, torna-se também importante no sentido de apontar caminhos para reverter este quadro. O fim da falência estatal na RDC é crucial para dar mais um passo em direção à estabilidade e paz na região da África Central. Academicamente, a aplicação da literatura sobre Estados falidos constitui uma possibilidade de analisar diversos aspectos da vida política, econômica e cultural da RDC. Essa aplicação poderá, ainda, mostrar de que forma esses aspectos de falência estatal estariam contribuindo (ou não) para o conflito armado na região. Finalmente, uma análise da atuação da MONUC no país representa uma tentativa de descobrir se a falência estatal está sendo levada em conta nos esforços de estabilização e resolução do conflito.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF