Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O BANCO MUNDIAL E SUAS MUDANÇAS MAIS RECENTES DE PARADIGMA: DESENVOLVIMENTO PARA QUEM?
Autor(es): DEBORAH KAUFMANN GOUVEA
Colaborador(es): DIEGO SANTOS VIEIRA DE JESUS - Orientador
Catalogação: 14/FEV/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69383@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69383
Resumo:
O Banco Mundial, instituição financeira internacional criada em 1944 como consequência dos acordos da Conferência de Bretton Woods, é produto de um contexto internacional específico, marcado pela disputa ideológica que ficou conhecida como Guerra Fria, onde ela procurava conseguir apoio ao bloco Ocidental. Todavia, ao longo das décadas, o Banco Mundial foi modificando sua visão acerca do processo de desenvolvimento e, consequentemente, sua forma de atuação no âmbito internacional, o que pode ser mais bem compreendido à luz da conjuntura mundial do momento. Apesar de seus objetivos oficiais de garantir a estabilidade econômica global e de promover a redução da pobreza, essa organização atraiu consideráveis críticas de diversos movimentos sociais e grupos políticos desde suas primeiras décadas de existência. Com base nessa perspectiva, o objetivo geral deste estudo é examinar as duas últimas mudanças ocorridas na forma de atuação do Banco Mundial no contexto das transformações internacionais, analisando estes movimentos de reorientação de suas políticas de financiamento de acordo com os interesses ocidentais e neoliberais.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF