Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A INTERNACIONALIZAÇÃO DO ETANOL COMO MEIO PARA A INSERÇÃO INTERNACIONAL BRASILEIRA A PARTIR DO PRIMEIRO GOVERNO LULA EM 2003
Autor(es): CARINE DIAS SILVA
Colaborador(es): DANILO MARCONDES DE SOUZA NETO - Orientador
Catalogação: 14/FEV/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69381@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69381
Resumo:
O reconhecimento da importância da energia para a sobrevivência do Estado e para a manutenção do ritmo de seu desenvolvimento fez com que os Estados inserissem a temática energética na agenda de política externa. A instabilidade do setor petrolífero e a eminência de escassez de combustíveis não-renováveis além dos prejuízos causados ao meio ambiente por conta de seu uso evidenciaram a necessidade de diversificar a matriz energética e atingir a auto-suficiência na produção de energia. Foi percebida, a partir do primeiro governo Lula, uma intensificação nas políticas voltadas para o setor energético, visando principalmente à divulgação do etanol como a melhor alternativa aos problemas do setor e um caminho para reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Para o Brasil, o objetivo é estabelecer um mercado internacional de etanol, o que pode auxiliar o país no atingimento de diversas metas, tais como inserção internacional, reconhecimento do país como global player, capaz de influenciar os debates em fórum internacional, fortalecimento das relações com outros países, por meio da cooperação no setor energético e desenvolvimento econômico e social brasileiros.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF