Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A BIOPOLÍTICA E O CONFLITO ENTRE A RÚSSIA E A GEÓRGIA
Autor(es): SERGUEY MONIN
Colaborador(es): FABIANO PELLIN MIELNICZUK - Orientador
Catalogação: 12/FEV/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69362@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69362
Resumo:
O conflito que ficou conhecido como a Guerra dos Cinco Dias envolvendo a Rússia e a Geórgia teve a sua escalada a partir do ano de 2004 quando Mikhail Saakashvili é eleito presidente da Geórgia. O presente projeto analisa o progresso da animosidade entre os dois países no período entre 2003 e 2008, ano que o conflito eclodiu. Essa análise é feita através do estudo do surgimento da biopolítica, conceito desenvolvido por Michel Foucault. Assim, ao estudar a deterioração das relações políticas entre a Rússia e a Geórgia, dou ênfase a temas em que esse biopoder se manifesta, como a política de distribuição de passaportes russos nos territórios da Ossétia do Sul e da Abhkázia, e as práticas racistas no território russo contra a população da Geórgia, além do estopim que gerou o conflito armado entre as partes em agosto de 2008.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF