Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ANÁLISE DAS MUDANÇAS INSTITUCIONAIS DO BNDES DURANTE O GOVERNO LULA E O APOIO A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
Autor(es): RHENAN BOTAMEDI CAPTIVO
Colaborador(es): PAULO LUIZ MOREAUX LAVIGNE ESTEVES - Orientador
Catalogação: 12/FEV/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69360@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69360
Resumo:
O presente trabalho trata da evolução do BNDES como um órgão executor das decisões políticas do governo brasileiro. As mudanças estruturais no Banco ocorridas a partir de 2003 fizeram com que o BNDES pudesse ajudar empresas brasileiras, facilitados pela orientação política do governo Lula e pela conjuntura econômica favorável ao desenvolvimento do setor empresarial do Brasil, tomando por base o exemplo da atuação na América Latina. Michael Porter, 1980 sugere formas de empresas analisarem o ambiente externo e posicionar-se de modo a melhorar sua posição em relação ao seus concorrentes. Nesse sentido são explorados dois métodos usados por Porter para analisar o posicionamento de empresas: o método das cinco forças e a cadeia de valor. Estes métodos são aplicados no caso da JBS Friboi para definir sua posição no mercado latino-americano.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF