Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: MEGACIDADES E MEGAEVENTOS, GENTRIFICAÇÃO E CONTROLE SOCIAL: TUDO SE JUNTA NAS OLIMPÍADAS DE PEQUIM
Autor(es): MARIANA DA GAMA E SILVA WERNECK
Colaborador(es): PEDRO CLAUDIO CUNCA B BOCAYUVA CUNHA - Orientador
Catalogação: 11/FEV/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69343@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69343
Resumo:
Com as reformas econômicas de Deng Xiaoping nos ano 1980, a China abriu-se para os processos de acumulação e circulação do capital internacional, ao mesmo tempo em que o sistema financeiro globalizado se inovava por novos instrumentos, realizados por instituições outras que não os grandes bancos transnacionais. Como resultado, a estruturas sociais, econômicas e espaciais da sociedade chinesa sofreu profundas transformações, o que acarretou uma série de contradições, impostas tanto pelas antigas instituições socialistas como pelos novos mecanismos de mercado. Nesse sentido, os Jogos Olímpicos de Pequim 2008 representam o grande escalonamento das tensões, deflagrados sobre os processos de redesenvolvimento urbano imputados à cidade para o recebimento do megaevento. A partir do direito à cidade, fundamentamos nossas investigações acerca da megacidade e dos megaeventos, defendendo uma ontologia espacializada.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF