Título: | ABORDAGEM DE SIMULAÇÃO PARA AUMENTAR A ROBUSTEZ DA PROGRAMAÇÃO DE VOOS DE UMA EMPRESA DE PETRÓLEO E GÁS | ||||||||||||
Autor(es): |
BEATRIZ RICHARD DE MIRANDA MASTELLA |
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Colaborador(es): |
SILVIO HAMACHER - Orientador |
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Catalogação: | 07/FEV/2025 | Língua(s): | INGLÊS - ESTADOS UNIDOS |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69317@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69317@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69317 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente estudo tem como objetivo o uso de simulação de eventos discretos para
avaliar cenários e propor melhorias no processo de voos offshore para uma empresa de óleo e gás. Foram simulados cenários com alterações nas capacidades de recursos como a tripulação e o atual cenário em capacidade máxima de uso de que atualmente não é utilizado. A criticidade do processo está relacionada à possibilidade de a produção ser interrompida por falta de peças críticas para operações, a possibilidade de salvamento de pessoas a bordo, ao transporte de pessoas de forma que não tenha um impacto na fadiga do trabalhador e à existência de incertezas e restrições inerentes às operações aéreas. Uma importante conclusão do estudo é que o agendamento atual não condiz com a quantidade de voos possíveis avaliados pela simulação, logo haveria uma necessidade de reavaliação de processos e do próprio agendamento. Outra contribuição foi a verificação do impacto do agendamento das tripulações nas operações aéreas. As análises conduzidas no estudo são importantes insumos para a tomada de decisão referente ao planejamento de voos. A técnica da simulação permitiu analisar cenários sem a necessidade de implementá-lo, mostrando-se, portanto, uma ferramenta eficaz com grande adição de valor ao estudo e à prática da organização.
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