Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O BRASIL E A RODADA DE DOHA DA OMC: A INFLUÊNCIA DA BARGANHA POLÍTICA DOMÉSTICA
Autor(es): PEDRO ARCHER PINHEIRO LEME NOGUEIRA
Colaborador(es): LETICIA DE ABREU PINHEIRO - Orientador
Catalogação: 30/JAN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69196@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69196
Resumo:
O presente trabalho tem como foco as negociações da Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) durante a presidência de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010). Sob a ótica do modelo dos Jogos de Dois Níveis de Robert Putnam (1988), o objetivo aqui é analisar como o processo de formação da posição brasileira no plano doméstico influenciou, no plano internacional, o andamento da mais duradoura rodada de negociações comerciais da OMC. A hipótese defende que a atração de um maior número de atores ao processo doméstico de formulação da postura comercial brasileira para as negociações da Rodada de Doha elevou a quantidade de opções de acordos comerciais que os representantes brasileiros poderiam assinar no âmbito internacional. Como consequência dessa situação, houve um aumento da possibilidade de uma conclusão satisfatória para a Rodada de Doha
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF