Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A POSIÇÃO NEGOCIADORA BRASILEIRA NA RIO-92 E NA RIO+20
Autor(es): PATRíCIA NOGUEIRA RODRIGUES
Colaborador(es): ALEXANDRA DE MELLO E SILVA - Orientador
Catalogação: 15/JAN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69169@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69169@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69169
Resumo:
Essa monografia pretende analisar a participação brasileira em grandes reuniões internacionais de meio ambiente, com especial ênfase na formação da política externa brasileira nessa temática. Para isso, compara-se a posição negociadora do Brasil na Rio-92 e na Rio+20, escolhidas para estudo de caso, de acordo com a perspectiva de jogos de dois níveis de Robert Putnam. Essa pesquisa argumenta que tensões encontradas no âmbito externo, especialmente entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, e, no âmbito interno, entre grupos ambientalistas e ruralistas, influenciariam em uma posição negociadora conciliatória, marcada pela defesa dos três pilares do desenvolvimento sustentável: ambiental, social e econômico, em que se busca legitimidade através da mediação entre países do Norte e do Sul. A partir da década de 1990, é possível observar uma tendência de preocupação internacional com novos temas sociais, que deram origem a diversas reuniões. A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento ou Rio-92, por exemplo, determinou uma série de princípios para as negociações ambientais. No ano de 2012, ocorreu a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável ou Rio+20, com os seguintes objetivos: retomar os compromissos realizados em 1992, debater a ideia de Economia Verde, e instituir um novo arcabouço institucional para o desenvolvimento sustentável.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF