Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O PAPEL DAS EMPRESAS DE ANÁLISE DE TENDÊNCIA EM UM MUNDO GLOBALIZADO
Autor(es): GIORDANNA DO AMARAL REBUZZI
Colaborador(es): DIEGO SANTOS VIEIRA DE JESUS - Orientador
Catalogação: 14/JAN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69148@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69148
Resumo:
O presente trabalho busca analisar a relação entre a globalização, e os estudos de empresas de análise de tendência, com relação ao ambiente de negócios, marketing e moda. Para isso, será examinado como estas empresas auxiliam no entendimento dos novos padrões de consumo gerados por meio do fenômeno da globalização, no período do pós-guerra fria, em países emergentes como Brasil e China. Nesse sentido, surge uma maior oportunidade dos países emergentes de atuar no Sistema Internacional, pois estes são mais sensíveis aos impactos do fenômeno da globalização, uma vez que seu crescimento é pautado pelo consumo. A partir do marco teórico da interdependência complexa, procura-se entender como as empresas ganham mais espaço no nível sistêmico, trazendo assuntos de low politics, e lidando diretamente com os novos aspectos do consumo. Serão estudados o trabalho e metodologia de pesquisa de três empresas de análise de tendência, WGSN, Faith Popcorn e Future Concept Lab a fim de justificar a importância deste método de pesquisa. Por fim, será utilizado um relatório com uma tendência, desenvolvido em um trabalho em grupo durante o curso do CCE, de Design Trends Forecast 2011.1 com o objetivo de exemplificar o método de pesquisa de análise de tendência.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF