Título: | O PAPEL DAS EMPRESAS DE ANÁLISE DE TENDÊNCIA EM UM MUNDO GLOBALIZADO | ||||||||||||
Autor(es): |
GIORDANNA DO AMARAL REBUZZI |
||||||||||||
Colaborador(es): |
DIEGO SANTOS VIEIRA DE JESUS - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 14/JAN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69148@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69148 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho busca analisar a relação entre a globalização, e os
estudos de empresas de análise de tendência, com relação ao ambiente de
negócios, marketing e moda. Para isso, será examinado como estas empresas
auxiliam no entendimento dos novos padrões de consumo gerados por meio do
fenômeno da globalização, no período do pós-guerra fria, em países
emergentes como Brasil e China. Nesse sentido, surge uma maior oportunidade
dos países emergentes de atuar no Sistema Internacional, pois estes são mais
sensíveis aos impactos do fenômeno da globalização, uma vez que seu
crescimento é pautado pelo consumo. A partir do marco teórico da
interdependência complexa, procura-se entender como as empresas ganham
mais espaço no nível sistêmico, trazendo assuntos de low politics, e lidando
diretamente com os novos aspectos do consumo. Serão estudados o trabalho e
metodologia de pesquisa de três empresas de análise de tendência, WGSN,
Faith Popcorn e Future Concept Lab a fim de justificar a importância deste
método de pesquisa. Por fim, será utilizado um relatório com uma tendência,
desenvolvido em um trabalho em grupo durante o curso do CCE, de Design
Trends Forecast 2011.1 com o objetivo de exemplificar o método de pesquisa
de análise de tendência.
|
|||||||||||||
|