Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: (RE)PRODUÇÕES DO DIREITO ENQUANTO POLÍTICA: UMA ANÁLISE DO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL
Autor(es): ELISA NASCIMENTO AMANCIO
Colaborador(es): PAULA DRUMOND RANGEL CAMPOS - Orientador
Catalogação: 14/JAN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69145@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69145
Resumo:
A presente pesquisa discute a estrutura do Tribunal Penal Internacional através de uma perspectiva pós-moderna. O objetivo central é apontar como as contradições presentes no Tribunal influenciam a efetividade do regime internacional de Direitos Humanos. Argumenta-se que sua dependência com o Conselho de Segurança das Nações Unidas (re)produz uma política dos vencedores, instituída desde o Tribunal de Nuremberg. A monografia evidencia, portanto, através dos casos ilustrativos de Darfur e Gaza,como os Direitos Humanos possuem um determinado formato, que não é tão amplo e irrestrito como parece ser. E que, utilizado como ideologia, relativiza a soberania estatal e os preceitos tradicionais das Relações Internacionais somente em alguns casos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF