Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O PODER AÉREO E A GUERRA JUSTA: BOMBAS PELA PAZ
Autor(es): JOAO PEDRO LACERDA DE SA TELES
Colaborador(es): KAI MICHAEL KENKEL - Orientador
Catalogação: 14/JAN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69138@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69138
Resumo:
Este trabalho tem o objetivo de analisar a aplicação do poder aéreo em intervenções militares humanitárias. A base do trabalho está na roupagem moderna da teoria da guerra justa, de Alex Bellamy, que demonstra a preponderância da esfera política sobre as esferas legal e moral nas considerações dos tomadores de decisão. A parcialidade nacional, espinha dorsal da esfera política, é o que faz com que o poder aéreo seja considerado antes de outras formas de emprego de força pelos tomadores de decisão. Ao considerar a responsabilidade de proteger como parte integrante dessa roupagem moderna da guerra justa, é possível analisar recentes intervenções militares internacionais que procuraram seguir seus preceitos. O poder aéreo também apresenta características positivas (ou vantagens) especiais que o separam de outras modalidades e que fazem dele uma ferramenta valiosa: a facilidade de mobilização, o isolamento seletivo e sua utilidade para consecução dos objetivos de intervenções punitivas. O modelo de intervenção aérea apresentado será analisado sob a luz das ações no Kosovo, em 1999, e na Líbia, em 2011.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF