Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A RESISTÊNCIA LATINO AMERICANA: O PROTAGONISMO DAS MULHERES E O CASO COLOMBIANO
Autor(es): CAROLINA COSTA PETERLI GUIMARAES
Colaborador(es): PEDRO CLAUDIO CUNCA B BOCAYUVA CUNHA - Orientador
Catalogação: 14/JAN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69137@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69137
Resumo:
A partir da noção de Novos Movimentos Sociais, vistos como sujeitos coletivos ou agentes de transformação capazes de articular questões locais com questões nacionais e globais, tomamos por objeto a conjuntura latino americana marcada pela emergência de movimentos sociais em rede, como a Via Campesina, os movimentos indígenas e os movimentos de mulheres. Nesse contexto, procuramos situar o movimento das mulheres colombianas como forma de resistência contra o controle e militarização e as políticas neoliberais na Colômbia. Nosso trabalho demonstra que os movimentos sociais podem se constituir em forças capazes de influenciar a transformação de contextos globais, condicionando suas plataformas de luta em que (re)construam elementos gerais como a paz mundial. O caso da Colômbia é exemplar neste aspecto.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF