Título: | O PODER DA LINGUAGEM: O PAPEL DO DISCURSO NA CONSTRUÇÃO DA SEGUNDA GUERRA DO GOLFO | ||||||||||||
Autor(es): |
BRUNO JOSE BRANDAO GUARISCO |
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Colaborador(es): |
MARTA REGINA FERNANDEZ Y GARCIA MORENO - Orientador |
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Catalogação: | 14/JAN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69136@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69136 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A análise da construção discursiva do que veio a ser Segunda Guerra do
Iraque é fundamental no entendimento de como as condições de
possibilidades da intervenção foram (re)produzidas. O regime de Saddam
Hussein foi simbolizado pela administração George W. Bush como uma
tirania cuja natureza maligna oprimia sua própria população. Nesse
contexto, as práticas discursivas dicotômicas atuaram de forma a posicionar
o regime iraquiano como uma ameaça aos Estados Unidos e a paz no
Sistema Internacional. A articulação discursiva buscou informar, através de
práticas de oposição e de associação, que o objetivo dos Estados Unidos era
de espalhar a democracia e de libertar o povo iraquiano do regime de
Saddam Hussein. Portanto, para entender como foi realizada a construção
do uso da força como única política possível, faz-se necessário uma análise
discursiva de forma a identificar como foi estruturado o discurso
intervencionista e, além disso, a representação da soberania iraquiana.
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