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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: O PODER DA LINGUAGEM: O PAPEL DO DISCURSO NA CONSTRUÇÃO DA SEGUNDA GUERRA DO GOLFO
Autor(es): BRUNO JOSE BRANDAO GUARISCO
Colaborador(es): MARTA REGINA FERNANDEZ Y GARCIA MORENO - Orientador
Catalogação: 14/JAN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69136@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69136
Resumo:
A análise da construção discursiva do que veio a ser Segunda Guerra do Iraque é fundamental no entendimento de como as condições de possibilidades da intervenção foram (re)produzidas. O regime de Saddam Hussein foi simbolizado pela administração George W. Bush como uma tirania cuja natureza maligna oprimia sua própria população. Nesse contexto, as práticas discursivas dicotômicas atuaram de forma a posicionar o regime iraquiano como uma ameaça aos Estados Unidos e a paz no Sistema Internacional. A articulação discursiva buscou informar, através de práticas de oposição e de associação, que o objetivo dos Estados Unidos era de espalhar a democracia e de libertar o povo iraquiano do regime de Saddam Hussein. Portanto, para entender como foi realizada a construção do uso da força como única política possível, faz-se necessário uma análise discursiva de forma a identificar como foi estruturado o discurso intervencionista e, além disso, a representação da soberania iraquiana.
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