Título: | MOBILIDADE SUSTENTÁVEL EM PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO: ANÁLISE DE DESAFIOS E PROPOSTAS DE SOLUÇÕES PARA O CASO BRASILEIRO | ||||||||||||
Autor(es): |
NATALIA FERREIRA NUNES E NETTO VICTOR COSENZA PAIVA |
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Colaborador(es): |
RODRIGO GOYANNES GUSMAO CAIADO - Orientador FELIPE SANTOS DUTRA - Coorientador |
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Catalogação: | 10/JAN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69055@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69055 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A mobilidade sustentável é essencial para mitigar as emissões de gases de efeito estufa,
especialmente em países em desenvolvimento, onde o setor de transporte é um dos maiores
responsáveis pelas emissões. No Brasil, a forte dependência de combustíveis fósseis e a
ausência de infraestrutura de recarga dificultam a transição para veículos elétricos (VEs),
apesar de seu potencial para promover sustentabilidade urbana e atender às metas globais
ambientais. Embora a eletrificação do transporte seja amplamente estudada em países
desenvolvidos, existe uma lacuna significativa na literatura sobre os desafios enfrentados em
mercados emergentes, que incluem barreiras econômicas, culturais, tecnológicas e regulatórias.
Além disso, há uma necessidade de estratégias adaptadas às condições locais para superar essas
dificuldades e fomentar a adoção de VEs.
Este trabalho analisa os desafios da mobilidade elétrica no Brasil e propõe um framework
conceitual que serve de guia para empresas e formuladores de políticas na implementação de
soluções práticas para uma transição eficaz à mobilidade sustentável. A pesquisa foi realizada
por meio de um estudo de caso com três empresas automotivas atuantes no mercado brasileiro,
utilizando entrevistas semiestruturadas, análise documental e revisão de literatura para
identificar barreiras e estratégias. O framework CIMO (Contexto, Intervenção, Mecanismos e
Resultados) foi adotado para estruturar a análise e propor soluções concretas.
Os resultados evidenciaram que os principais desafios incluem o alto custo inicial dos VEs, a
falta de infraestrutura de recarga adequada e a resistência cultural à tecnologia. Entre as
estratégias identificadas para superar essas barreiras estão parcerias público-privadas,
campanhas de conscientização, inovação em tecnologias de baterias e ajustes nos modelos de
negócios. O framework desenvolvido integra cinco pilares principais: incentivos
governamentais, desenvolvimento de infraestrutura, educação e conscientização, capacitação
na cadeia de suprimentos e adaptação de modelos de negócios.
Este estudo contribui para a literatura ao preencher lacunas sobre a adoção de VEs em mercados
emergentes, oferecendo uma estrutura prática e replicável que conecta desafios locais a
soluções estratégicas. Na prática, fornece insights valiosos para gestores empresariais e
formuladores de políticas, destacando a importância de políticas públicas alinhadas,
colaboração intersetorial e estratégias de inovação para impulsionar a mobilidade elétrica no
Brasil e em outros mercados em desenvolvimento.
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