Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: STRATEGIC FORESIGHT APLICADA NO SETOR ELÉTRICO: ESTUDO DA METODOLOGIA E SUA APLICAÇÃO NA ANTECIPAÇÃO DE FUTUROS POSSÍVEIS
Autor(es): BENJAMIN OLIVEIRA LENZ CESAR
LUCCAS SESINANDO BRAIDO MONTEIRO
Colaborador(es): MARCELO XAVIER SEELING - Orientador
Catalogação: 09/JAN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69028@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69028
Resumo:
O aumento da volatilidade, das incertezas e das transformações disruptivas no contexto global exige o uso de abordagens estratégicas para antecipar mudanças e fortalecer a resiliência organizacional, especialmente em setores críticos como o setor elétrico. Nesse sentido, este trabalho tem o objetivo de aplicar a metodologia Strategic Foresight ao setor elétrico brasileiro, utilizando o framework Foresight Setorial, desenvolvido e proposto neste trabalho, com o intuito de contribuir para a literatura nesse campo. O framework proposto integra metodologias renomadas, como análise PESTAL, Método Delphi, Matriz Probabilidade x Impacto e Horizontes de Inovação. A aplicação do framework mapeou e priorizou tendências estratégicas, classificando-as em horizontes de curto, médio e longo prazo, conforme seu impacto e probabilidade de ocorrência. Entre as tendências identificadas como de maior probabilidade de ocorrência, impacto significativo e horizonte de tempo mais próximo destacam-se a regulamentação da geração distribuída, a abertura do mercado livre de energia, o crescimento da microgeração, o avanço no armazenamento de energia com baterias, os subsídios para energias renováveis e a descarbonização acompanhada pela evolução energética.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF