Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: GOVERNANÇA CORPORATIVA EM UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE PRÁTICAS E DESEMPENHO DA TIM BRASIL
Autor(es): GABRIELLE DA SILVA TETEO
RAPHAEL DIAS DE OLIVEIRA SANTOS
Colaborador(es): LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES - Orientador
Catalogação: 08/JAN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69017@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69017
Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso analisa o impacto das práticas de governança corporativa no desempenho de uma empresa do setor de telecomunicações, a TIM Brasil. Por meio de um estudo de caso, buscou-se compreender como as práticas de governança adotadas pela empresa influenciam seus resultados financeiros e sua sustentabilidade de longo prazo. A metodologia incluiu a análise de documentos, como relatórios financeiros, e entrevistas com diretores e gestores. O método de triangulação metodológica, foi empregado para integrar diferentes fontes de informação, oferecendo uma visão abrangente sobre aspectos como transparência, responsabilidade e eficiência. Os resultados da pesquisa evidenciam que a TIM Brasil possui uma estrutura de governança corporativa sólida e bem estruturada, com um conselho de administração ativo e comprometido, controles internos rigorosos e políticas eficazes que garantem transparência e fomentam a confiança dos stakeholders. Essas práticas têm desempenhado um papel fundamental na estabilidade financeira da empresa, permitindo-lhe não apenas manter-se competitiva, mas também consolidar sua posição de liderança no mercado. A análise também revela que a adoção dessas práticas de governança está estreitamente ligada ao desempenho financeiro da TIM, refletindo em resultados positivos de longo prazo e evidenciando uma notável eficiência nos seus processos. Isso tem sido essencial para evitar desvios de valor ou de competência, contribuindo para sua sustentabilidade e crescimento contínuo. Este trabalho oferece uma contribuição significativa ao demonstrar como uma governança corporativa bem estruturada pode não apenas gerar resultados financeiros positivos, mas também assegurar a confiança dos stakeholders e promover um crescimento sustentável, consolidando a posição da empresa no dinâmico setor de telecomunicações.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF