Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: ESTRATÉGIAS SUSTENTÁVEIS PARA LIVRARIAS INDEPENDENTES: UM MODELO DE GESTÃO ESTRATÉGICA
Autor(es): THIAGO LUIS NASCIMENTO NEVES
Colaborador(es): GUSTAVO COSTA GOMES MOREIRA - Orientador
LUIZ EDUARDO SANTOS TORRES - Coorientador
Catalogação: 08/JAN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69015@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69015
Resumo:
O presente trabalho busca desenvolver um modelo de gestão estratégica adaptado às livrarias independentes, com o objetivo de fortalecer as operações e alcançar vantagens competitivas sustentáveis. Para isso, realizou-se uma revisão crítica da literatura, particularmente dos estudos realizados por Norton e Kaplan e da metodologia do Balanced Scorecard (BSC) ferramenta desenvolvida pelos autores que permite uma visualização clara e sistêmica da gestão estratégica, assim como acolhe outros conceitos apresentados e ferramentas utilizadas, tais como a Matriz SWOT e o Mapa Estratégico. Para o desenvolvimento do modelo referencial, conduziu-se uma pesquisa do tipo survey com agentes do setor de livrarias independentes, coletando dados sobre práticas, percepções e desafios estratégicos. Por meio da matriz e análise SWOT, os dados obtidos foram estruturados e analisados, substanciando a proposição de objetivos e iniciativas estratégicas. O painel de indicadores, vinculado aos objetivos desenvolvidos, consolida as medidas de resultados e vetores de desempenhos. Dessa forma, os componentes necessários tanto para a formulação visual (Mapa Estratégico) quanto em termos objetivos e quantificáveis (BSC), essência do modelo proposto, estão estruturados. O modelo busca contribuir para o fortalecimento estratégico das livrarias independentes, apresentando e aplicando metodologias e conceitos para alcançar a vantagem competitiva sustentável. Apesar das limitações do estudo, como a abrangência limitada da amostra e a não aplicação prática do modelo, o trabalho alcançou seus objetivos principais e fornece uma base atual e sólida para futuras pesquisas no campo da gestão estratégica de (pequenos) negócios, aplicado a livrarias independentes.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF