Título: | ESTRATÉGIAS SUSTENTÁVEIS PARA LIVRARIAS INDEPENDENTES: UM MODELO DE GESTÃO ESTRATÉGICA | ||||||||||||
Autor(es): |
THIAGO LUIS NASCIMENTO NEVES |
||||||||||||
Colaborador(es): |
GUSTAVO COSTA GOMES MOREIRA - Orientador LUIZ EDUARDO SANTOS TORRES - Coorientador |
||||||||||||
Catalogação: | 08/JAN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69015@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69015 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho busca desenvolver um modelo de gestão estratégica adaptado às
livrarias independentes, com o objetivo de fortalecer as operações e alcançar vantagens
competitivas sustentáveis. Para isso, realizou-se uma revisão crítica da literatura,
particularmente dos estudos realizados por Norton e Kaplan e da metodologia do Balanced
Scorecard (BSC) ferramenta desenvolvida pelos autores que permite uma visualização clara
e sistêmica da gestão estratégica, assim como acolhe outros conceitos apresentados e
ferramentas utilizadas, tais como a Matriz SWOT e o Mapa Estratégico.
Para o desenvolvimento do modelo referencial, conduziu-se uma pesquisa do tipo
survey com agentes do setor de livrarias independentes, coletando dados sobre práticas,
percepções e desafios estratégicos. Por meio da matriz e análise SWOT, os dados obtidos foram
estruturados e analisados, substanciando a proposição de objetivos e iniciativas estratégicas. O
painel de indicadores, vinculado aos objetivos desenvolvidos, consolida as medidas de
resultados e vetores de desempenhos. Dessa forma, os componentes necessários tanto para a
formulação visual (Mapa Estratégico) quanto em termos objetivos e quantificáveis (BSC),
essência do modelo proposto, estão estruturados.
O modelo busca contribuir para o fortalecimento estratégico das livrarias independentes,
apresentando e aplicando metodologias e conceitos para alcançar a vantagem competitiva
sustentável. Apesar das limitações do estudo, como a abrangência limitada da amostra e a não
aplicação prática do modelo, o trabalho alcançou seus objetivos principais e fornece uma base
atual e sólida para futuras pesquisas no campo da gestão estratégica de (pequenos) negócios,
aplicado a livrarias independentes.
|
|||||||||||||
|