Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: MODELOS DE FATORES NO MERCADO DE AÇÕES BRASILEIRO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE FACTOR INVESTING E SECTOR INVESTING
Autor(es): ERICK GOMES DE MATTOS SILVA
GABRIEL DE ABREU LIMA PISCO
Colaborador(es): FRANCES FISCHBERG BLANK - Orientador
Catalogação: 08/JAN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69011@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69011
Resumo:
No cenário global dos investimentos, a estratégia de Factor Investing tem se destacado como uma abordagem cada vez mais relevante, tanto em mercados internacionais quanto no Brasil. Esse método de investimento envolve a seleção de ações com base em fatores específicos como valor, tamanho, momentum, qualidade e volatilidade, com o objetivo de maximizar o retorno ajustado ao risco e superar o desempenho do mercado. À medida que o mercado financeiro brasileiro evolui, a compreensão e a aplicação do Factor Investing se tornam essenciais tanto para investidores institucionais quanto individuais. Este trabalho tem como objetivo principal comparar duas estratégias de investimento: o Factor Investing, que baseia a escolha dos ativos em fatores específicos (como valor, tamanho, momentum e liquidez), e o Sector Investing, que agrupa os investimentos conforme setores da economia (tais como produtos básicos, consumo, energia, financeiro, manufatura e outros). O estudo analisa o desempenho de carteiras de ações brasileiras de acordo com essas duas estratégias, cobrindo o período de janeiro de 2001 a agosto de 2023. Utilizando dados da base do NEFIN da Universidade de São Paulo, o trabalho constrói portfólios baseados em quatro fatores principais (tamanho, valor, momentum e iliquidez), construído a partir de carteiras de 8 componentes destes fatores, e em 6 setores da economia brasileira. A metodologia empregada inclui a criação de fronteiras eficientes para cada estratégia, segundo o modelo média-variância de Markowitz, permitindo analisar o desempenho ajustado ao risco. Essa análise é complementada com uma avaliação out-of-sample, para testar a consistência dos resultados em dados não utilizados na construção inicial dos modelos, garantindo maior robustez dos resultados. O estudo busca identificar quais das abordagens – fator ou setor – proporciona maior retorno ajustado ao risco e qual é a mais resiliente diante da volatilidade característica do mercado brasileiro.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF