Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: RISCO E VOLATILIDADE, UMA ANÁLISE COMPARATIVA: COMO O CAPM SE DIFERENCIA DO BOND YIELD PLUS RISK PREMIUM PARA CALCULAR O CUSTO DE CAPITAL PRÓPRIO
Autor(es): ANDRE TAVARES SABOIA DE OLIVEIRA
Colaborador(es): ANDRE CABUS KLOTZLE - Orientador
Catalogação: 03/JAN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68973@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68973@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68973
Resumo:
Risco e volatilidade são conceitos relacionados, mas distintos em finanças. Enquanto a volatilidade mede a variação dos preços de um ativo ao longo do tempo, o risco abrange a possibilidade de resultados inesperados ou perdas que não são capturadas apenas pela volatilidade. O uso de algumas metodologias como o CAPM (Capital Asset Pricing Model) assume que a volatilidade, representada pelo beta, é sinônimo de risco, o que pode ser limitante. Além disso, o CAPM baseia-se em suposições simplificadoras, como mercados eficientes, o que pode não refletir a realidade e levar a estimativas imprecisas de custo de capital próprio. E, para calcular o custo de capital próprio, há outras metodologias mais precisas. Dentre elas, o Bond Yield Plus Risk Premium.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF