Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: ANÁLISE DE MERCADO DO HIDROGÊNIO BRASILEIRO NA EUROPA
Autor(es): CARLOS ANDRE DA SILVEIRA R ALVES
Colaborador(es): CARLOS FREDERICO DE SOUZA COELHO - Orientador
Catalogação: 03/JAN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68961@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68961@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68961
Resumo:
A crise climática é uma realidade no mundo e, para remediar esse cenário, os países têm investido em estratégias de descarbonização de suas economias, emergindo o hidrogênio como importante recurso energético limpo a médio e longo prazos para setores altamente poluentes, ainda que diferentes questões, como altos custos de produção, deficiências logísticas e obstáculos comerciais, precisem ser endereçadas de modo a garantir a plena inserção do produto na economia internacional. Nesse sentido, esse trabalho propõe um enfoque nas realidades brasileira e europeia de produção e consumo de hidrogênio, evidenciando um panorama favorável nos próximos anos capazes de promover um estreitamento de laços entre as duas regiões a ser aproveitado por suas autoridades públicas e pelo setor privado. Um diagnóstico do contexto brasileiro revela a vocação do país como grande produtor e exportador de hidrogênio verde, ao passo que quadro da Europa demonstra a necessidade de importações do produto para abastecer completamente a demanda de seus setores econômicos por recursos energéticos renováveis. Por fim, a adoção de uma análise SWOT possibilitou reconhecer incentivos e entraves à inserção do hidrogênio brasileiro no mercado europeu, indicando, em suma, o grande potencial de complementaridade entre Brasil e Europa na nascente economia do hidrogênio.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF