Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: EFEITOS DA MOBILIZAçãO DO DISCURSO ANTIMIGRATóRIO PELA EXTREMA DIREITA NA EUROPA
Autor(es): LAURA SIMOES JORDAO
Colaborador(es): VICTORIA MONTEIRO DA SILVA SANTOS - Orientador
Catalogação: 02/JAN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68921@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68921@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68921
Resumo:
A imigração desempenha um papel central nas agendas políticas europeias, especialmente em debates sobre segurança, economia e identidade cultural. Após a chamada crise dos refugiados de 2015, a extrema direita europeia intensificou a retórica antimigratória, associando a imigração a ameaças à segurança e à estabilidade. O crescimento de partidos como o Reagrupamento Nacional, liderado por Marine Le Pen, e a Liga, de Matteo Salvini, evidenciou a mobilização de discursos que promovem políticas mais restritivas e securitárias. Este trabalho explora como esses discursos moldam percepções públicas e impactam a formulação de políticas migratórias na União Europeia.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF