Título: | DESENVOLVIMENTO DE MÉTODO PARA DETECÇÃO DE DERIVAÇÕES CLANDESTINAS EM TUBULAÇÕES BASEADO EM LIDAR | ||||||||||||
Autor(es): |
DEYVIDY LUA DE OLIVEIRA MELO |
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Colaborador(es): |
IGOR BRAGA DE PAULA - Orientador IGOR CAETANO DINIZ - Coorientador |
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Catalogação: | 18/DEZ/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68852@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68852@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68852 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O problema de perda de fluidos em linhas de transporte por meio de trincas,
furos e derivações clandestinas é de interesse para diversas indústrias,
sendo bastante crítico em sistemas de distribuição de água e no transporte
de hidrocarbonetos. Nesse contexto, a detecção de furtos de combustíveis
é de especial interesse para a indústria, pois tem impacto na segurança da
população e na economia local. Sendo assim, é necessário o empenho em
estudar e desenvolver possíveis soluções para mitigar esse problema.
Nesse contexto, a metodologia proposta visa a detecção de vazamentos
localizados. Para este estudo está sendo utilizado um sensor rotativo do
tipo LIDAR para mapear a superfície interna de uma tubulação. O objetivo
do estudo é avaliar alguns métodos de análise de dados como ferramenta
de processamento das informações do sensor e detecção de anomalias.
Assim, no presente projeto buscou-se detectar grandes anomalias através
do mapeamento da geometria das paredes dos dutos. Para isso buscoucombinar o emprego da tecnologia LIDAR com técnicas de processamento
digital dos dados e inteligência artificial. Os resultados obtidos se
mostraram muito promissores e grandes anomalias puderam ser
detectadas com elevado nível de acerto. Anomalias de geometria e
dimensões conhecidas foram utilizadas como conjunto de treinamento para
classificadores supervisionados, permitindo uma detecção gráfica a partir
de parâmetros conhecidos dos algoritmos de machine learning utilizados.
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